Notícias > Saúde

Quinta-feira, 26-10-2017 11:59

PREFEITURA DE OURO FINO REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O evento tratou a Saúde Mental e seus desafios

A Secretaria municipal da saúde, através da Saúde Mental, promoveu, nesta quarta-feira (25), a 5ª Conferência Municipal de Saúde, na Câmara Municipal de Ouro Fino. A programação contou com palestras, discussões em grupos e plenária. O encontro contou com profissionais da saúde e população em geral. Atualmente o Ambulatório de Saúde Mental, localizado no bairro Jardim São Paulo, próximo ao pontilhão, atende cerca de 180 pacientes mensalmente, com consultas médicas psiquiátricas, psicológicas e acompanhamentos. O local possui uma equipe de profissionais, que desenvolve um trabalho em conjunto com as equipes de apoio, visando ampliação dos cuidados referentes à saúde mental, ao álcool e a outras drogas. São realizados encontros mensais, onde são discutidos temas relacionados aos problemas com pessoas com sofrimento mental e dependentes químicos. A Conferência Municipal de Saúde foi uma realização da Prefeitura de Ouro Fino através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde que busca analisar os avanços e retrocessos na área de Saúde Mental, propondo diretrizes para formulação de Políticas Públicas. No encontro foram ainda, formuladas propostas para o Plano Municipal de Saúde, com objetivo de qualificar ainda mais o trabalho da gestão nos próximos anos. O diretor municipal de governo Antônio Salgueiro Miguel, esteve no evento, representando o prefeito de Ouro Fino Maurício Lemes de Carvalho e na oportunidade, ao fazer uso da palavra comentou a importância destes debates. “Muito importante a participação de toda a comunidade no planejamento, na execução e na avaliação das ações de saúde do município. De acordo com a diretora de saúde, Dra. Vânia Rodrigues, as propostas são norteadas e definidas de acordo com cinco eixos temáticos: vigilância em saúde, atenção básica, atenção especializada, saúde mental e gestão e participação social. As palestras foram ministradas pela psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental de Ouro Fino, Marlene Lasmar Ribeiro Vilela e a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da cidade de Alberina, Giovanna Vallin Jorgeto. Ao final da Conferência foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde.

Prevenção e perigo: Prefeitura e COMAD abordam tema sobre drogas durante a semana nacional de prevenção às drogas

Quinta-feira, 25-06-2015 00:54

O objetivo deste trabalho foi alertar jovens e crianças para que fiquem longe das drogas e apresentar os perigos que este mal tem causado nas famílias e na saúde do ser humano

Prefeitura de Ouro Fino e COMAD no combate às drogas